Startup capixaba lança plataforma de pontuação de ambiente de ensino em Fortaleza

Eco é oficialmente lançada durante o maior evento de educação católica do Brasil

Fortaleza (CE) No dia 2 de julho de 2025, o VII Congresso Nacional de Educação Católica foi cenário de uma grande novidade: o lançamento oficial da Eco. Isto é: uma plataforma inteligente de pontuação de ambiente de ensino criada para transformar a forma como escolas monitoram, compreendem e atuam sobre a experiência dos seus públicos.

O evento realizado pela ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil), que já é referência na área educacional, trouxe cerca de 100 expositores que inovam e promovem uma educação confessional de qualidade. E foi nesse sentido que a Eco marcou presença, buscando solucionar dores dos sistemas de ensino, como a taxa de evasão escolar.

A iniciativa é da Kharis, hub de estratégias de marketing com forte atuação no setor educacional, que vem se posicionando também como uma startup criadora de soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade e ao crescimento das instituições de ensino.

Parte do time da startup ECO, plataforma inteligente e inovadora para impulsionar ambientes de ensino

Eco: pontuação de ambiente de ensino como ferramenta de transformação

A Eco nasce a partir de uma escuta ativa das dores do mercado da educação, em especial a crescente preocupação com evasão escolar e a baixa retenção de alunos. Pensando em oferecer uma solução prática, inteligente e contínua, a plataforma propõe um novo olhar sobre o ambiente escolar: mensurável, dinâmico e centrado nas pessoas.

Por meio de indicadores próprios e uma metodologia exclusiva, a Eco realiza uma pontuação de ambiente de ensino baseada em dados reais de satisfação de estudantes, familiares, colaboradores e demais públicos. A ideia é simples: se é possível medir, também é possível intervir. E melhor ainda se essa intervenção acontece antes que o problema ganhe proporções maiores, como um pedido de transferência ou o desengajamento silencioso do aluno.

Antecipar evasões e engajar públicos: esse é o papel da Eco

A proposta da plataforma vai além do diagnóstico. A Eco entrega insights em tempo real para que as escolas possam agir preventivamente, garantindo não só a permanência dos alunos, mas a construção de relações mais sólidas e duradouras com sua comunidade.

Exemplo de visualiação de dashboards da plataforma Eco

O conceito de pontuação de ambiente de ensino torna-se, assim, uma bússola para a gestão escolar: quando o índice está alto, é possível potencializar ações de valorização e reforço institucional. Quando ele cai, é hora de agir rápido, ouvir mais e adaptar a experiência oferecida.

E mais: ao atuar continuamente na escuta ativa e na melhoria do ambiente, as instituições de ensino passam a cultivar não apenas estudantes satisfeitos, mas verdadeiros embaixadores da marca educacional. Ou seja, pessoas que indicam, defendem e constroem a reputação da instituição em sua rede de contatos.

A Plataforma ECO, fundada por Dhyovaine Nascimento, se posiciona como uma ferramenta de escuta ativa para escolas.

Dhyovaine Nascimento, fundador da plataforma Eco, defende que a tecnologia é a chave para o crescimento das instituições de ensino. “O maior desafio das escolas não é a falta de feedback, mas a dificuldade de transformá-lo em ação”, afirma ele. “A Eco existe para preencher essa lacuna, usando a tecnologia para dar voz a alunos, pais e colaboradores, e permitindo que as instituições tomem decisões estratégicas baseadas em dados reais, e não em suposições.”

Para isso, a ECO utiliza tecnologia e inteligência de dados para converter o feedback recebido em ações concretas. A plataforma automatiza o processo de coleta de feedback por meio de pesquisas e, com sua análise inteligente, transforma as respostas em decisões estratégicas para a instituição.

A proposta é que, ao ouvir e entender sua comunidade, a escola pode transformá-la em defensores da instituição, superando desafios comuns que dificultam a comunicação e o crescimento. Em suma, a ECO acredita que é preciso entender antes de agir.

Kharis aposta em tecnologia para evolução da experiência educacional

A criação da Eco é fruto da experiência da Kharis como estrategista de comunicação e marketing para instituições de ensino católicas. Com um olhar atento às reais necessidades do setor e sempre voltado para a pastoralidade, o hub percebeu que o mercado precisava de mais do que campanhas e posicionamento: era preciso oferecer ferramentas que auxiliassem na retenção de alunos, com base em dados e escuta ativa. Ferramenta esta que ajudasse, sobretudo, a entender como entregar cada vez uma educação de qualidade que impactasse, de fato, a vida das pessoas.

A estreia da plataforma durante o Congresso da ANEC não foi por acaso. O evento reuniu educadores, gestores e lideranças de todo o Brasil e mundo afora e representou o momento ideal para apresentar a Eco a quem realmente vive os desafios da educação católica brasileira e precisa de soluções inovadoras para superá-los.

Dado tudo isso, a Eco já está no ar e pronta para transformar o modo como instituições constroem vínculos com seus públicos. Com ela, a pontuação de ambiente de ensino deixa de ser algo subjetivo e passa a guiar decisões mais humanas, assertivas e sustentáveis.

Compartilhe