Banestes: Como modernizar e humanizar os serviços?

Por Sabrina Ruela (sabrina@es365.com.br)

O Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo, é uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento econômico e cultural do estado. Com sua presença marcante em diversos aspectos da vida capixaba, o banco não é apenas uma referência financeira, mas também um verdadeiro agente ativo, presente na promoção de esportes e eventos culturais, além do fortalecimento da economia capixaba.

Fundado em 1973, o Banestes é o principal banco público do Espírito Santo e, ao longo de sua trajetória, tem sido um pilar fundamental no fomento ao desenvolvimento econômico do estado. Com agências espalhadas por diversas cidades do estado, o banco facilita o acesso a serviços financeiros essenciais tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Isso inclui linhas de crédito, financiamentos para pequenas e médias empresas e apoio ao setor agropecuário, que é um dos motores da economia capixaba.

Agência Banestes – Foto de Banestes

Desafios e Necessidade de Modernização

Além do seu papel econômico, o Banestes também tem se destacado como um grande incentivador da cultura no Espírito Santo. O banco é conhecido por apoiar eventos culturais e sociais, reconhecendo a importância de preservar e divulgar a rica diversidade cultural do estado.

Uma das iniciativas mais notáveis é o patrocínio de festivais de música, como o Festival de Música de Santa Teresa e o Festival de Cinema de Vitória, que promovem a cultura local e proporcionam visibilidade para artistas capixabas. O banco também investe em ações de incentivo ao Carnaval Capixaba e ao Campeonato Capixaba, de onde vêm os expoentes do futebol do ES em todas as regiões do estado.

Apesar dos pontos positivos e da relevância do Banestes para a economia e cultura do Espírito Santo, a instituição ainda enfrenta desafios que precisam ser superados. Um dos principais pontos críticos é a necessidade de modernização de seus serviços e infraestrutura, com uma demanda cada vez maior por inovações tecnológicas, ampliação dos serviços digitais, melhoria da experiência do usuário em canais online e a oferta de soluções financeiras mais ágeis e acessíveis para a população, especialmente nas áreas mais afastadas.

A modernização das agências e a adaptação às novas exigências do mercado financeiro são essenciais para que haja espaços acolhedores e eficientes para seus clientes. Filas longas e ambientes desconfortáveis contribuem para uma experiência negativa. Programas de treinamento focados em empatia e eficiência são essenciais para reverter esse quadro.

Banestes app – Foto de Banestes

Em entrevista ao Portal ES365, assessoria de comunicação do Banestes esclareceu como o Banestes vem se modernizando e reafirmando seu papel pelo Espírito Santo.

ES365: Quais são os principais investimentos que o Banestes está fazendo para modernizar seus serviços bancários e reduzir a dependência das agências físicas?

Banestes: O Banestes investe em inovação aberta e parcerias estratégicas, para impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Para impulsionar a transformação digital e oferecer serviços bancários ainda mais modernos e eficientes, o Banestes investiu R$ 216 milhões em Tecnologia da Informação e Comunicação em 2024. Esses recursos foram destinados à modernização dos sistemas de informação, infraestrutura de comunicação, segurança da informação e rede de autoatendimento, aprimorando a experiência do cliente e otimizando as operações do Sistema Financeiro Banestes.

Mesmo assim, o Banestes valoriza a presença física nos municípios capixabas. Mantivemos à disposição de nossos clientes e usuários uma extensa rede de atendimento, presente em todos os municípios do Espírito Santo. Ao todo, são 770 pontos de atendimento, compostos por 151 unidades de atendimento, 278 pontos de atendimento eletrônico e 341 correspondentes Banesfácil.

Como o Banestes está investindo em capacitação para seus funcionários, garantindo um atendimento mais humanizado e personalizado?

O Banco realiza constantemente uma série de capacitações. São disponibilizados cursos por meio de plataformas on-line e também treinamentos técnicos presenciais de diferentes categorias.

A Gerência de Gente e Gestão permanece focada em fomentar a cultura do bem-estar, promovendo ações de impacto na saúde física e emocional dos colaboradores. Pelo terceiro ano consecutivo, conquistamos a certificação Great Place to Work – GPTW por meio da pesquisa de clima organizacional. Com base nos resultados da pesquisa de clima organizacional, fomos novamente premiados, desta vez com o selo Great People Mental Health, com uma pontuação entre 90 e 100.

Como propagandeado recentemente, o Banestes tem planos de expandir seus serviços para uma plataforma digital mais robusta?

O App Banestes e o Internet Banking Banestes estão em permanente processo de evolução e melhorias. Em 2024, foram registradas 273 milhões de transações totais financeiras e de consulta) via canais digitais. Desse total, o aplicativo foi responsável por 184 milhões de transações (+27,4% em doze meses) e continua sendo o principal canal de transações totais para os clientes. Analisando apenas as transações financeiras, os canais digitais (internet banking e App Banestes) foram responsáveis por mais de 75 milhões de transações (+25,1% em doze meses).

Quais estratégias o Banestes adota para entender as necessidades e expectativas de seus clientes?

Visando aprimorar o relacionamento com os clientes, otimizar processos internos e fortalecer a tomada de decisão estratégica, temos investido em inteligência de dados. As frentes de inovação atuam na extração e análise de informações, permitindo a personalização do atendimento e o refinamento das operações. Além disso, visando a modernização da operação de Business Intelligence, Analytics e Inteligência Artificial, realizamos uma consulta formal ao mercado para contratação de consultoria especializada, treinamentos e plataforma tecnológica. O objetivo é construir um ecossistema de Data & Analytics robusto e integrado, que forneça suporte
orientado a dados para a tomada de decisão em todos os níveis da instituição.

Concorrência com Bancos Digitais

Bancos como Nubank e C6 Bank têm mostrado que é possível oferecer serviços bancários completos sem a necessidade de agências físicas. O Nubank, por exemplo, declarou que possui 110 milhões de clientes atualmente, tornando-se o terceiro maior banco do país em número de clientes. Essa agilidade e foco digital atraem especialmente clientes mais jovens.

Para que o Banestes aumente sua relevância e atenda às expectativas contemporâneas, algumas ações são fundamentais:

  • Adaptação Digital: Desenvolver aplicativos mais estáveis e funcionalidades que permitam aos clientes realizar a maioria dos serviços remotamente.
  • Redução da Burocracia: Automatizar processos simples e oferecer opções de autoatendimento nos canais digitais.
  • Reforma das Agências: Modernizar os espaços físicos para torná-los mais acolhedores e eficientes, reduzindo o tempo de espera.
  • Capacitação de Funcionários: Investir em treinamentos que promovam um atendimento mais humanizado e personalizado.
  • Pesquisa de Satisfação: Realizar estudos regulares para identificar pontos de melhoria e agir proativamente.

A transformação do Banestes exige um equilíbrio entre inovação tecnológica e a manutenção de valores tradicionais de atendimento ao cliente. Ao adotar medidas que modernizem seus serviços e humanizem o atendimento, o banco poderá fortalecer sua posição no mercado e continuar a ser uma referência no Espírito Santo.

Fachada de agência Banestes – Foto de Banestes

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