Por Sabrina Ruela (sabrina@es365.com.br)
O Espírito Santo recebe o Festival Internacional de Dança, um dos eventos mais importantes do estado para a dança contemporânea e outras modalidades. Ele atrai grupos e companhias de dança do Brasil e do exterior, proporcionando uma grande troca cultural e artística. O festival geralmente inclui apresentações, workshops e oficinas, além de criar oportunidades para talentos locais se destacarem.
A 3ª edição do Festival Internacional de Dança do Espírito Santo (FIDES) encerra o ano com chave de ouro: o evento receberá participantes de 21 municípios brasileiros e acontece no Teatro da UFES, entre os dias 11 e 13 de outubro, das 13h às 19h.
O Festival Internacional de Dança do Espírito Santo é um evento que reúne bailarinos, coreógrafos e grupos de diferentes partes do Brasil e do mundo. Realizado em 2018, 2021 e agora neste ano, o festival oferece uma programação diversificada, que vai desde apresentações de dança contemporânea, balé clássico, até estilos populares como o hip hop e danças folclóricas. O Fides é o único festival internacional gratuito para dançarinos e bailarinos amadores e profissionais do Brasil, incluindo inscrições, workshops e plateia. Também podem participar grupos e artistas que não queiram competir.

O evento acontece em teatros e espaços culturais por todo o estado, como o Teatro da Ufes, em Vitória. Além das apresentações, o festival promove oficinas, workshops e debates, visando o intercâmbio de conhecimento entre os participantes e o público. Ele também serve como uma vitrine para talentos locais, criando oportunidades de visibilidade e networking para profissionais da dança.
Em 2024, o FIDES contará com a presença de jurados e professores renomados, como a presidente do Conselho Brasileiro da Dança, Gisela Vaz, e com profissionais internacionais, como a examinadora da Royal Academy of Dance de Londres, Meritxell Paradell, que já está em solo capixaba e veio diretamente da Espanha para o festival.
O 3º Festival Internacional de Dança do Espírito Santo (FIDES) teve um formato itinerante e passou por outros municípios, como Vila Velha no dia 22 de setembro, na Serra no dia 14 de setembro e em Aracruz no dia 16 de junho, além de Fundão em 28 de abril comemorando o Dia Internacional da Dança.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário (disponível no link ao final da matéria). Os ingressos para a plateia são gratuitos, mas precisam ser adquiridos no site, pois as vagas são limitadas à capacidade do teatro. A organização solicita a doação de 1kg dos alimentos: feijão, arroz, leite em pó ou café.
A participação de grupos capixabas destaca como o festival fortalece a cena artística local e internacional e promove a descoberta de novos talentos da dança. A segunda edição do festival foi realizada em 2021 e trouxe mais de 600 integrantes de diferentes Estados, entre eles MG, PR, RJ, BA, SP e Brasília.
Oportunidades para os dançarinos
O festival não apenas é um evento internacional, mas algo que também faz parte da identidade cultural do estado. Do Espírito Santo, além de Vitória, participarão representantes de Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Serra, Aracruz, Muqui, Marechal Floriano, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra e Alegre.
O evento conta com apresentações de alunos e bailarinos, workshops de balé e jazz gratuitos, certificados, premiações com medalhas e troféus, além de bolsas para festivais nacionais, internacionais e um possível contrato para companhia profissional. Com a chancela do Conselho Brasileiro da Dança, o festival acontece em vários Estados com o objetivo de incentivar a educação, a cultura, a saúde, fomentar emprego e renda no setor criativo, além de promover o turismo local.
O festival recebe, ainda, participantes de Belém (PA), São Leopoldo (RS), Barra das Garças (MT), Macapá (AP), Natal (RN), Arraial do Cabo (RJ), Liberdade (MG), Campos dos Goytacazes (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). O Fides também tem uma sessão apenas para PCD e inscrições para pessoas 50+ e 60+ mostrando no DNA do festival, que a inclusão é uma das facetas deste evento totalmente inclusivo, que contará também com intérprete de libras.

Em entrevista para com o Portal ES365, Liviane Pimenta, coordenadora da Associação de Dança Corpo e Mente, parte da organização do Fides, comentou sobre a responsabilidade de estar à frente de um evento internacional:
“Nosso trabalho começou em 2016 e agora, na 3ª edição do Fides, consolidamos nosso trabalho fomentando a inclusão social, acessibilidade, cultura, arte e muito mais. Estamos muito felizes por sermos reconhecidos a nível nacional e internacional, pois nossos parceiros que estão oferecendo bolsas confiam em nosso trabalho. Claro, o desafio é enorme em receber todos os grupos, bailarinos profissionais e amadores de forma que se apaixonem por Vitória e por nosso estado, mas nossa equipe está bem treinada, ainda mais por sermos de muitos estados e países, na equipe temos pessoas do RN, BA, SC, SP, RJ, MG e até Uruguai. Somos especialistas em diversidade! (risos) A expectativa é grande, já estamos ansiosos para receber todos os inscritos e temos pequenos mimos surpresas para os jurados e para os diretores das escolas.” comentou Liviane.
Também perguntando sobre a expectativa para esta edição, após três anos em hiato, a coordenadora da Associação frisou que a ansiedade para receber gente “de todo canto” é grande. “Nossa equipe está muito feliz por receber os jurados e inscritos, queremos que todos sejam felizes aqui no nosso palco capixaba do Teatro da UFES. Tudo está sendo preparado com muito carinho e dedicação. Nossa terceira edição é o 1º festival itinerante do ES, passou por Fundão, Aracruz, Serra e Vila Velha, finalizando em nossa capital Vitória.”
Por fim, a coordenadora destacou a inclusão de talentos locais, através da inclusão financeira. “A maior parte dos festivais do ES e do Brasil são pagos, e a média das inscrições variam de R$150 a R$600 para cada solo; Normalmente os grupos levam 10 trabalhos para os festivais, ficando uma média de custo entre 3 a 8 mil reais para as inscrições. Dessa forma, a maioria dos artistas fica impossibilitada pela barreira financeira, e o alto valor das inscrições”, comenta. Liviane falou sobre como é importante o custo zero do Fides. “Fomentar o 1º festival totalmente gratuito abre portas para talentos que nunca puderam pisar no palco do teatro da UFES, além de dar a oportunidade de contato com jurados internacionais, e abrir portas para o mundo, dando uma chance que a pessoa ou grupo nunca teria sem o custo zero. Se não fosse pelo patrocínio do Instituto Cultural Vale e a realização do Instituto Corpo e Mente que trabalharam muito para fazer este festival totalmente gratuito para incluir todas as classes sociais, não haveria esta possibilidade.”

Diferenciais de 2024
A lista de jurados conta com Meritxel Paradell (Espanha) para o balé clássico, sapateado, danças típicas, jazz e danças a caráter; Erick Gutierres (SP) no sapateado, jazz e estilo livre; Gisela Vaz (GO) no jazz, balé e sapateado; Wanie Medeiros (RN) nas danças típicas; Rafael Gomes (RJ) no balé clássico, jazz e contemporâneo; e Eduardo Bboy (ES) nas danças urbanas e danças típicas.
PROGRAMAÇÃO
11 de outubro (sexta) – Workshops
- 15h às 16h30
- 1. Estratégias pedagógicas para professores de dança.
- 2. Sapateado iniciante.
- 3. Ballet de Repertório Clássico – a partir de 12 anos.
- 16h30 às 18h
- 4. Jazz Broadway Musical.
- 5. Limpeza no Ballet infanto.
- 6. Jazz contemporâneo.
- 18h30 às 20h
- 7. Eficiência física.
- 8. Dança Contemporânea – iniciantes.
- 9. Vocabulário do Ballet Clássico.
12 de outubro (sábado)
- 13h: 1ª sessão.
- 16h30: 2ª sessão.
- 19h: 3ª sessão.
13 de outubro (domingo)
- 13h: 1ª sessão.
- 16h30: 2ª sessão.
- 19h: 3ª sessão – NOITE DOS CAMPEÕES.
Festival Internacional De Dança Do Espírito Santo (Fides)
- Data: 11, 12 e 13 de outubro.
- Local: Teatro da UFES – Av. Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória.
- Horário: 13h às 19h.
- Ingressos: https://www.even3.com.br/Ingresso-III-festival-internacional-de-danca-do-espirito-santo-493361.
- Inscrições para Workshops: https://www.festivalonline.com.br/cursos2.php?id=322&3%C2%BA+Festival+Internacional+de+Dan%C3%A7a+do+ES.
OBS.: Os ingressos para a plateia do teatro são gratuitos, mas precisam ser adquiridos no site, pois as vagas são limitadas à capacidade do teatro. A organização solicita a doação de 1kg dos alimentos feijão, arroz, leite em pó ou café.