ESGás: Investimentos prometidos estão realmente chegando ao consumidor capixaba?

Por Sabrina Ruela (sabrina@es365.com.br)

Após a privatização da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás) e sua aquisição pelo Grupo Energisa em 2023, muitos capixabas começaram a acompanhar as promessas de melhoria nos serviços de distribuição de gás natural. A compra da ES Gás por R$ 1,42 bilhão trouxe, junto com o valor pago, uma série de expectativas de expansão da rede e aumento no número de clientes atendidos. Mais de um ano após a privatização, a pergunta que surge é: os consumidores estão realmente sentindo os benefícios das promessas de investimentos e expansão?

O Grupo Energisa anunciou em julho de 2023 a intenção de investir até R$ 160 milhões entre 2020 e 2025 para expandir a rede de gás natural em diversas regiões do Espírito Santo, ampliando sua cobertura para municípios como Guarapari e Linhares, aumentando a disponibilidade do serviço. Durante os primeiros 12 meses após a privatização, foram aplicados R$ 60 milhões — um valor que dobrou os investimentos feitos nos 12 meses anteriores à transição. Mas, passados mais de 18 meses da mudança de controle, surge a dúvida: onde estão os frutos desses investimentos?

A expansão da rede de gás, especialmente em regiões do interior e da Grande Vitória, ainda gera questionamentos. Em áreas do interior do Espírito Santo, o gás natural ainda não chegou de forma plena, e muitos moradores continuam dependendo de outras fontes de energia. A falta de uma comunicação clara sobre os cronogramas de execução desses projetos gera frustração em alguns consumidores, que se perguntam se a ES Gás está cumprindo seus compromissos.

Passados mais de 18 meses desde a privatização, é importante avaliar se esses investimentos estão resultando em melhorias concretas para os consumidores capixabas. Há relatos de aumento no número de clientes atendidos, especialmente em áreas residenciais e comerciais, e de melhorias na qualidade do serviço, como maior disponibilidade de gás natural e redução de tarifas? Além disso, como a ES Gás tem se comunicado com os consumidores e mantido a transparência sobre os investimentos e projetos em andamento?​

Expansão da rede e aumento no número de clientes

ES Gás – Foto de Divulgação

Em contato com o Portal ES365, o Grupo Energisa emitiu uma nota acerca de seus investimentos na ES Gás e como tais investimentos se convertem em benefícios para os cidadãos capixabas. Veja a nota a seguir:

Desde que a Energisa assumiu a ES Gás, a companhia concentrou esforços para ampliar sua rede de distribuição, ofertar a oportunidade de diversificação energética para mais clientes e concluir a entrada em um novo município. No segundo semestre de 2024, a companhia consolidou a entrada em Guarapari, 14° município do estado com rede de distribuição de gás canalizado. De julho de 2023 a dezembro de 2024, a companhia também investiu na ampliação de mais de 100km na rede de distribuição nos municípios onde já atuava, com aproximadamente 12 mil ligações de clientes.

A ES Gás também tem atuado na melhoria de sua infraestrutura, visando oferecer mais segurança à comunidade, além de agilidade nos atendimentos. Desde julho de 2023 foram adquiridos novos equipamentos e ferramentas para atuação mais rápida em emergências, além de ações voltadas para prevenção de danos na rede, garantindo mais segurança e reduzindo riscos de interrupção no fornecimento de gás natural.

Além disso, a companhia ampliou seu número de colaboradores para mais de 160, 6 vezes a mais do que em julho de 2023, com o objetivo de qualificar ainda mais os profissionais da companhia e o atendimento prestado aos clientes. Outra importante ação foi a parceria entre Instituto Jones do Santos Neves e ES Gás, que disponibilizou de forma ampla sua estrutura subterrânea, informando a localização de seus traçados de distribuição de gás na página do instituto estadual, pelo link https://ide.geobases.es.gov.br/maps/1575.

O mapa também pode ser acessado pela página da ES Gás: https://esgas.com.br/rede-de-distribuicao/.

A percepção do consumidor capixaba

Os impactos das mudanças também podem ser observados na percepção dos consumidores. Em conversas com moradores de diversas partes do Estado, a opinião é dividida. Para muitos, houve uma melhoria no atendimento, com redução no tempo de resposta para problemas e maior transparência nas cobranças, mas essa sensação não é unanimidade. O aumento na base de clientes é um dado positivo. A Energisa conseguiu expandir a quantidade de consumidores atendidos, especialmente em áreas residenciais e comerciais. No entanto, muitos se questionam sobre a qualidade do serviço. Alguns reclamam de falhas no fornecimento e de atrasos nos atendimentos de manutenção.

“Recebemos muitas promessas nesse processo de privatização, mas a realidade tem sido bem diferente”, afirmou um comerciante do Centro de Vitória, que preferiu não se identificar. “O gás é mais barato, mas a constância no fornecimento ainda deixa a desejar.”

Além disso, algumas regiões que deveriam ser atendidas mais rapidamente, como bairros populares de Vitória, ainda enfrentam dificuldades com a regularidade e a qualidade do fornecimento, o que é um ponto crítico. Em entrevista com representantes da ESGás, foi destacado que a pandemia e questões logísticas contribuíram para alguns atrasos, mas a falta de clareza sobre prazos e entregas é um fator que causa desconfiança entre os consumidores.

O caminho a seguir

O grande desafio para o Grupo Energisa será garantir que os investimentos anunciados se materializem em melhorias reais para os capixabas. A transparência no andamento dos projetos e a continuidade da expansão da rede de gás são essenciais para que a privatização da ESGás seja vista como um sucesso. Para isso, será necessário o acompanhamento de perto dos planos de investimento e a garantia de que os benefícios prometidos cheguem efetivamente aos consumidores.

A grande pergunta a ser respondida é: os consumidores capixabas estão realmente sentindo os benefícios da privatização? A resposta, por enquanto, parece estar dividida. Enquanto alguns celebram os avanços, outros ainda aguardam a realização de promessas feitas há mais de um ano.

ES Gás, Gasoduto – Foto de ES Gás

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