Luzes que Encantam: O Espírito Santo Iluminado para o Natal

Por Sabrina Ruela (sabrina@es365.com.br)

O fim do ano chegou, e com ele o brilho das luzes de Natal transforma ruas, praças e avenidas em cenários encantadores no Espírito Santo. De norte a sul do estado, cidades como Vila Velha, Domingos Martins e Vitória têm se destacado pelas suas decorações natalinas, que vão além do visual, trazendo também atrações culturais e incentivando o turismo local.

O Natal é uma época de união, e queremos que todos se sintam parte desse momento mágico em nossos municípios. Cidades capixabas investem em decorações natalinas para atrair turistas e fortalecer o espírito comunitário.

Com o tema “Brilho de Natal”, Domingos Martins destaca o 28º ano com belíssimas decorações de natal. Segundo a prefeitura municipal, “a praça e as principais vias da cidade, como a Rua das Flores e a Rua de Lazer, serão transformadas por uma encantadora iluminação que promete surpreender os visitantes.” A Prefeitura investiu em enfeites por toda a cidade, um famoso túnel de luzes, além de árvore de Natal majestosa montada na Praça Central, que já virou ponto de encontro e um dos cenários preferidos para fotos.

Luzes de Natal – Foto de Prefeitura Municipal de Domingos Martins

A cidade montanhosa, conhecida por seu clima europeu, ganha vida com milhares de lâmpadas LED espalhadas pelas ruas e praças. O evento conta com corais, apresentações musicais e uma vila do Papai Noel que encanta crianças e adultos. A tradicional festa natalina, que ilumina a cidade com encanto e alegria, aconteceu já em novembro na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro de Domingos Martins.

Em Vila Velha, o encanto natalino se concentra no Parque da Prainha, na Vila Natalina, que este ano conta com uma árvore de Natal de 23 metros de altura, cenário instagramável, roda gigante, carrossel, trenzinho sobre trilhos e um tobogã gigante. Além disso, a vila é cercada por apresentações culturais e uma decoração de mais de 1,5 milhão de lâmpadas LED.

Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha, o objetivo é não apenas criar um ambiente festivo, mas também estimular o comércio local e atrair visitantes a 30 praças da cidade. “A expectativa é contribuir para fomentar o turismo e o comércio local, além de oferecer um espaço de lazer e convivência para a população. A entrada é gratuita, e a programação é voltada para todas as idades”, informou o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior.

Já na Serra, as decorações se espalham por mais dez pontos do município. A primeira decoração a ser acesa será do Parque da Cidade, em Valparaíso, na sexta, dia 22, às 18h30, que encanta os visitantes com o Coro Juvenil Vale Música. Como já virou tradição na Serra, no Parque da Cidade será montada a Vila de Natal, que terá presença do Papai Noel em sua casinha todos os dias, a partir das 18 horas. O local também terá roda-gigante, carrossel, trenzinho, árvore de 20 metros de altura que “canta” canções natalinas e decoração temática.

Já em Vitória, a tradicional iluminação da Praça do Papa surpreende os moradores com projeções mapeadas, feiras de artesanato e food trucks que movimentam as noites de dezembro. O Natal de Encantos está com toda a sua programação disponível no portal da PMV. Carlos Guilherme, morador do bairro do Romão, levou o afilhado Hugo, de apenas 8 meses para o primeiro natal e falou da experiência de curtir o Natal de Encantos na cidade. “É a primeira vez que a gente vem e está sendo super legal. Ficamos surpresos com a quantidade de luzes, enfeites e brinquedos para as crianças e para as famílias. Quem está pensando em passear no Natal, não deve pensar duas vezes em vir aqui na Vila Natalina”, disse.

Vila Natalina na Praça do Papa – Foto de Prefeitura Municipal de Vitória

Além de embelezar as cidades, as decorações natalinas têm um impacto significativo na economia local. Dados da Secretaria de Turismo indicam que eventos natalinos impulsionam o comércio em até 30% durante a temporada. Muitos municípios têm apostado também em práticas sustentáveis, como a reutilização de materiais e a adoção de lâmpadas de baixo consumo energético.

À medida que o Espírito Santo se ilumina, o Natal ganha mais significado para os capixabas e visitantes. Seja para passear com a família, fazer compras ou apenas se deixar encantar pelas luzes, as cidades oferecem uma oportunidade de celebrar o espírito natalino de forma única e acolhedora.

Compartilhe