Por Sabrina Ruela (sabrina@es365.com.br)
O prefeito eleito de Anchieta, Léo Português, revelou na manhã do dia 14 os três primeiros nomes que integrarão sua gestão a partir de 2025. Nesta sexta (29), Léo revelou mais quatro importantes nomes. Entre os escolhidos, o destaque é o vice-prefeito eleito, Renato Lorencini, que assumirá a Secretaria Municipal de Saúde.
A decisão reforça o compromisso da nova administração com a continuidade de projetos voltados à qualidade de vida dos moradores, área em que Lorencini já demonstrou grande afinidade durante a campanha. “Além da experiência no legislativo, Renato já ocupou pastas importantes no executivo municipal, atuando como secretário de Agricultura e Pesca e depois na Infraestrutura, ainda na gestão do saudoso Edival Petri”, contou o prefeito eleito via Instagram.

Durante a campanha, ele se comprometeu com projetos que priorizam o acesso aos serviços de saúde e a valorização dos profissionais da área, o que agora terá a oportunidade de concretizar à frente da pasta. Além da Saúde, outros nomes também foram divulgados para compor o secretariado. Com a formação das pastas de Meio Ambiente, Assistência Social, e Educação em especial, o olhar técnico e estratégico para enfrentar os desafios no município mostra a sua preocupação em buscar nomes responsáveis e experientes.
Durante o anúncio, Léo Português destacou que o critério para a escolha de sua equipe foi a competência e a capacidade de atender às necessidades da população. “Vamos iniciar uma nova gestão com a certeza de que faremos o melhor por nosso município. Temos trabalhado muito para oxigenar e trazer novos nomes com capacidade de gestão”, afirmou Leo.
Os secretários são a base de uma gestão eficiente. Suas decisões impactam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos, e é fundamental escolher quem de fato está preparado para essa responsabilidade. A expectativa para os próximos anúncios do secretariado é grande, já que os nomes indicados até agora refletem o tom técnico e inovador que a gestão promete implementar.
Os secretários são responsáveis por transformar os planos de campanha em ações concretas e conduzir as políticas públicas que vão moldar o futuro do município. Um secretariado competente pode ser a chave para garantir avanços em áreas críticas como saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura.
A população de Anchieta também tem grandes expectativas em relação aos próximos anúncios. Tereza Pompermayer, comentou na publicação do prefeito eleito a sua satisfação em ver duas mulheres anunciadas como secretárias da nova gestão: “Quando uma mulher tem a oportunidade de ocupar um espaço de decisão, toda a sociedade ganha! Essa é uma conquista que fortalece a representatividade e mostra o quanto é importante darmos voz às mulheres na política e na gestão pública”, disse. Com demandas diversificadas, que vão desde o fortalecimento da economia local até a preservação ambiental, o município precisa de lideranças que entendam suas particularidades e saibam articular soluções eficazes.

Com o novo governo prestes a começar, o município se prepara para enfrentar desafios nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura, com um secretariado que busca atender às demandas de uma cidade em crescimento.