Espírito Santo classificado como terceiro maior produtor de cachaça no Brasil

A cachaça, uma bebida tipicamente brasileira que conquistou paladares em todo o mundo, é um verdadeiro ícone nacional. Cada estado do Brasil tem sua própria cachaçaria para chamar de sua, e o Espírito Santo não é exceção. Com um total de 94 alambiques dedicados à produção de cachaça, o estado está entre os maiores produtores do país, ocupando o terceiro lugar no ranking nacional, com destaque para os municípios de São Roque do Canaã, Castelo e Domingos Martins. Esses dados foram revelados pelo Anuário da Cachaça de 2021.

Na cidade de Domingos Martins, mais especificamente no distrito de Parajú, a produção da Cachaça Granfina começou em 1948. O alambique, que completa 74 anos de existência, nunca parou de funcionar. No início, a produção era bastante rústica, com apenas um engenho para moer a cana e a remoção do bagaço sendo feita manualmente.

A fábrica foi construída na propriedade da família por Exebídio Stein, que comandou a produção até seu falecimento em 2012. Porém, há quatro décadas, ele já contava com o apoio de sua filha, Anete Stein, e de seu genro, Maury Pereira, que hoje estão à frente do negócio.

Maury destaca que “a Cachaça Granfina sempre foi bem recebida, mas foi há 40 anos, durante essa transição, que percebemos seu potencial de mercado.” A inserção da cachaça no mercado contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), que proporcionou à empresa a participação em feiras onde puderam mostrar seus produtos e compartilhar a história da empresa.

Atualmente, a Cachaça Granfina produz diversos tipos de cachaça, incluindo a branca (também envelhecida), a cerejeira e a carvalho. Todas essas variedades são derivadas da cana-de-açúcar, a matéria-prima fundamental que torna a bebida cachaça. Para atender à crescente demanda, a empresa implementou melhorias em seu processo produtivo, incluindo o uso de uma máquina para quebrar a cana em pedaços menores antes da moagem e a introdução de uma esteira que transporta o bagaço de uma só vez. No entanto, Maury ressalta que “a qualidade é nosso diferencial”.

A Cachaça Granfina representa um exemplo notável da tradição e da qualidade da produção de cachaça no Espírito Santo, um estado que continua a se destacar na produção dessa bebida típica e genuinamente brasileira.

Compartilhe